Solicite atendimento por WhatsApp!
Nosso
Blog
Aqui estão textos e conteúdos ligados à educação publicados por nossa equipe pedagógica e professores.
Vestibular UnB: um guia para os pais ajudarem os filhos

Vestibular tradicional da UnB

A Universidade de Brasília é uma das mais renomadas IES (Instituição de Ensino Superior) do Brasil e é considerada a principal universidade do Centro-Oeste. Além da vantagem de ser federal, ela conta com uma ampla quantidade de cursos, mais de cem ao total, ensino que envolve pesquisa, extensão e inovação constante. É devido a isso que a instituição tem se tornado o sonho de consumo dos vestibulandos e, até mesmo, dos pais de vestibulandos, que sonham com o ingresso dos filhos tanto quanto eles.

Para esses pais, que são torcedores natos, nós separamos algumas dicas sobre como ajudar os filhos a garantirem a sonhada vaga por meio do vestibular tradicional da UnB, uma das formas de acesso à Universidade.

Aluno fazendo prova

A mecânica do vestibular

O vestibular tradicional da UnB acontece no meio do ano, em dois dias consecutivos. Ao total, o teste é composto de uma prova de redação e mais 300 questões, divididas da seguinte forma:

Primeiro dia (150 questões):

Prova de conhecimentos I:

Espanhol, inglês ou francês – 30 questões da língua escolhida.

Prova de conhecimentos II:

Literatura, geografia, artes (visuais, cênicas e música), história, sociologia e filosofia; e uma prova de redação – 120 questões.

Segundo dia (150 questões):

Prova de conhecimentos III:

Matemática, biologia, química e física – 150 questões.

Como é possível perceber, são provas bem extensas e que demandam preparo emocional, físico e cognitivo do candidato.

Dica Colmeia: Para ajudar os filhos que estão se preparando para essa prova os pais devem investir na compreensão, diálogo e incentivo, sem pressões desnecessárias. Quanto ao estudo propriamente dito, a dica é direcioná-los para treinar a capacidade analítica e interpretativa, pois essa é uma prova que exige nível máximo nesses dois quesitos.

#O peso das matérias de exatas

Diferentemente do ENEM, as matérias de exatas têm um grande peso na maioria dos cursos no vestibular tradicional da UnB. Por isso, seu filho precisa saber a melhor forma de investir o tempo nos estudos de matemática, química, física e biologia, disciplinas que vão determinar o resultado final da prova.

#Tudo importa

Parece exagero, mas no vestibular tradicional todas as matérias são, de fato, muito importantes. Para um aluno que vem em um ritmo de PAS, a diferença é que no teste tradicional as matérias dos três anos do ensino médio serão avaliadas conjuntamente; para o que está engajado com o ENEM, é importante uma mudança de mentalidade, como a de que matemática e redação serão as matérias que mais pesarão, pois ele precisará ir bem em todas as disciplinas.

A essa hora, certamente, os pais irão se questionar se não seria essa uma das maneiras mais difíceis de entrar na Instituição, porém, tudo é questão de método. Dá para se preparar para o ENEM e para o vestibular tradicional de forma concomitante, a diferença é que as revisões para esse segundo precisam ser bem mais constantes e nenhum conteúdo pode ser negligenciado.

Dica Colmeia: Incentive o seu filho a revisar e resolver questões das provas dos vestibulares anteriores diariamente. Outra técnica importante é a resolução de simulados, medindo o percentual de erros e acertos, com o objetivo de avaliar o que precisa ser melhorado, tendo como parâmetro a nota de corte do curso escolhido (para analisar a nota de corte, é necessário avaliar quais foram as notas anteriores, geralmente dá para se chegar a um padrão de nota mínima).

#A banca

A banca que realiza o vestibular da UnB é o Centro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), saber disso é importante para entender o método pelo qual seu filho será avaliado: aquele clássico do CESPE – uma errada anula uma certa e a cobrança de conteúdos mais aprofundados, o que elimina consideravelmente a probabilidade de acertar por meio de um chute. Justamente por esse motivo, é essencial que se faça muitas questões dos vestibulares anteriores, pois eles são o termômetro para medir quais os pontos fortes e fracos do vestibulando.

#O guia do vestibular

Muitos alunos o negligenciam, mas a UnB tem um Guia do Vestibular especialmente preparado para os vestibulandos. Nele, constam todos os passos sobre essa forma de ingressar na instituição, como o sistema de cotas, as inscrições, os treineiros (aqueles que não podem usar a nota para o ingresso), informações sobre os cursos e até as formas de pagamento da inscrição.

Dica Colmeia: Uma boa maneira de ajudar seu filho a ir bem no vestibular é imprimir o guia (é só dar um Google para que ele apareça) e entregar a ele como uma forma de suporte. Isso demonstra o seu apoio, mesmo que você não esteja vivenciando o processo ou não entenda como ele funciona de forma detalhada.

#Planejamento a longo prazo

Estudar para o vestibular exige um planejamento que deve ser encarado desde o início do ensino médio, portanto, se o seu filho ainda não ingressou nessa fase escolar, a hora de começar a apresentar formas de entrar na Universidade para ele pode ser agora. Para o jovem que já está se preparando, é importante que se leve em consideração as metodologias usadas, o cronograma de estudos e revisão, os cursinhos preparatórios e a administração do tempo. Os pais podem colaborar nessa fase ao mostrar a importância da organização para o alcance dos objetivos.

#Resultado é persistência

Todos os anos a UnB abre inscrições para o vestibular tradicional no meio do ano e para o ENEM, no final, portanto, o seu filho precisa encarar cada prova como uma oportunidade de evoluir sempre, sabendo que todo resultado o mostrará quais são os aspectos que devem ser melhorados.

Claro que esperamos a aprovação, mas se ela não vir de primeira, persistir é o caminho para alcançá-la. Na base familiar é importante mudar o discurso de que o vestibular levará o jovem a ser alguém na vida, afinal, ele já é alguém. Cuide para que seu filho tenha condições de concorrer a todos os testes com a saúde mental, física e emocional em dias, somente assim vocês poderão compartilhar a jornada com muito mais tranquilidade.