Como funciona Acompanhamento escolar Perguntas frequentes Calculadora PAS Professor Criar conta / Entrar
Blog Colmeia
Seu filho fica “viajando” na aula?

Opa! Aqui é o Marcos da Colmeia, tudo bem? Gostaria de compartilhar com vocês a minha experiência na minha época de escola. Eu sempre fui um aluno dedicado e tirava excelentes notas, parte disso por conta de uma cultura asiática baseada em resultados. Atualmente como diretor acadêmico da Colmeia, percebo que muitos alunos não têm dificuldade cognitiva, mas outros fatores que influenciam no desempenho escolar. 


Dito isso, quero que você conheça três habilidades e características da “era analógica” que as crianças e adolescentes da “era digital” precisam ter para desenvolver o hábito de estudo

1) Determinar e focar em metas 

A capacidade de multitasking, que é a de gerenciar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, é superestimada e normalmente considerada como uma habilidade boa. Pode até ser, dependendo do cenário. O grande problema é que essa nova geração está se acostumando com essa maneira de lidar com suas atividades e obrigações, que não são poucas: inglês, natação, judô, computação, francês, espanhol, ufa! Com tantas atividades, atingir as metas pessoais e da escola podem acabar atrasando os objetivos ou até mesmo criando uma ansiedade no seu filho. Uma dica é delimitar um tempo e espaço para cada atividade, de forma que exista um foco e nada interfira no desenvolvimento do que se está cumprindo no momento.

2) Persistência

Percebi que existe uma correlação entre tempo gasto com determinada atividade e a recompensa que ela traz. Além disso, é notável que os nômades digitais têm essa característica de persistência mais presente em relação às crianças e adolescentes de hoje em dia. Isso tudo me levou a observar o que estudos comprovam: a tecnologia criou uma necessidade por recompensas imediatas. O resultado disso? Desistências prematuras e nenhuma ou pouca recompensa nas atividades desenvolvidas. A dica é construir rotinas, de forma que o objetivo ou recompensa daquela atividade seja entendida, mas não a razão pela qual seu filho esteja fazendo determinada tarefa. 

3) Paciência 

Falando em recompensa, talvez a paciência seja um dos fatores mais necessários na caminhada até a conquista do seu filho. A paciência que seu filho desenvolve dentro de casa o tornará um aluno mais atento na escola, um amigo que respeita as diferenças e um ser humano capaz de se dar o tempo necessário para refletir sobre o que vê, ouve e lê! Além disso, a criança que desenvolve a habilidade da paciência consegue entender que não há soluções para os problemas reais do dia a dia que sejam alcançadas com um clique, como acontece no mundo digital. Para ensinar seu filho a exercitar a paciência você precisa ser o modelo, dentro de casa e no convívio social. Além disso, é preciso envolver seu filho em atividades que beneficiam a todos da família, como ajudar a fazer as compras no supermercado, passar na farmácia ou na lavanderia no caminho de volta para casa. Espero que essas dicas possam ajudar vocês, pais, nessa jornada tortuosa e recompensante que é a criação dos seus filhos. 

Se precisar de qualquer apoio, conte com a minha equipe aqui dentro da Colmeia, estamos de braços abertos para recebê-los! 

Um grande abraço!

Gostou dessa publicação? Compartilhe!

Compartilhar