Como funciona Acompanhamento escolar Perguntas frequentes Calculadora PAS Professor Criar conta / Entrar
Blog Colmeia
Por que meu filho precisa de aula particular?

Por Marcos Guo Yan - Diretor Pedagógico

Muitos pais me procuram perto de épocas de prova ou de recuperação e esperam por um milagre. Será que essa é a saída? Decorar os passos, a mecânica dos exercícios que vão cair na prova e esquecer do mais importante: o conhecimento. 

image

Foto: Aluno Colmeia com professora mestre pelo IME

“Mas eu/meu filho nunca vou usar o Teorema de Pitágoras na vida!”. Sem problema! O fato é que o seu filho está exercitando e desenvolvendo a capacidade crítica e cognitiva aprendendo Pitágoras. Essa capacidade vai refletir no desenvolvimento pessoal e profissional em alguns anos. Entendo que a jornada de trabalho dos pais seja longa, tenha muitas tarefas domésticas para finalizar, mas é imprescindível atentar para a evolução do seu filho.

Boletim vermelho, preguiça, nota baixa e reclamações da escola são os principais motivos que levam os pais a procurarem aulas particulares. Quero deixar registradas outras razões para que vocês, pais, façam um acompanhamento particular para o seu filho.

1) Seu filho já vai bem nas matérias

Essa dica é de ouro! Muitos pais têm orgulho de dizer que os filhos são estudantes com o boletim recheado de notas 10 e acabam relevando aquela matéria com a nota na média. Por que não permitir que o seu filho atinja todo o seu potencial?

O acompanhamento particular consegue identificar os pontos fortes e também os fracos do ponto de vista pedagógico: hábitos de estudo, organização, pouca afinidade com determinado assunto ou matéria. Dessa maneira, é possível orientar o aluno a seguir uma rotina estruturada e personalizada que facilite a sua jornada escolar, além de deixar o boletim ainda mais bonito.

2) Estudar junto com seu filho desgasta a relação

Acordar cedo para preparar o café dos seus filhos, correr para deixar na escola, buscar para almoçar, deixar no inglês, levar na natação e finalmente voltar para casa. Essa rotina parece familiar? Muitos pais tentam orientar os filhos a estudar e acabam estudando junto. Essa atividade pode ser muito desgastante para o relacionamento entre pais e filhos. Isso porque o cansaço pode bater ao final do dia e a paciência necessária para ensinar pode não ser suficiente. A partir disso atritos são gerados e estresses desnecessários.

Como forma de evitar esse tipo de desgaste, um professor particular pode entrar para aliviar a situação. Além disso, o seu filho pode se sentir mais confortável aprendendo com o professor particular. Explico: a partir de uma certa idade, os filhos têm total noção de que seus pais possuem expectativas em relação ao seu desempenho. É por isso que alguns vão omitir a nota baixa que tiraram na prova ou até mesmo mentir a nota - até que você tenha a desagradável surpresa de saber que também sobrou recuperação para as suas férias.

3) Você não quer que o seu filho só passe de ano

O fato é que passar de ano não é uma tarefa difícil. Aqui na Colmeia temos vários alunos com déficit de atenção e outros distúrbios de aprendizagem que conseguem ter um bom desempenho ao final do ano. O grande segredo para isso não é bem um segredo, que é ter organização e se antecipar. Se o seu filho já tem dificuldades na escola, aconselho que procure ajuda especializada. Comece conversando com os professores da escola, diretor pedagógico e pessoas da área que possam dar um feedback construtivo acerca do posicionamento que você deve tomar afim de melhor ajudar o seu filho.

Mais do que passar de ano, é responsabilidade dos pais formar jovens com pensamento crítico e com capacidade analítica para enfrentar mercados de trabalho cada vez mais competitivos. Essa tarefa deve ser iniciada na idade escolar dos seus filhos, com a orientação de aprender a aprender ao invés de aprender a decorar. Processos mecânicos na resolução de exercícios de matemática ou física são triviais - queremos que o conceito se fixe e consolide o conhecimento. Conhecer a história das revoluções sociais européias é bom, mas conhecer as motivações políticas e socias daquela época e trazer os fatos históricos para os tempos atuais é excelente!

Sempre que precisar de qualquer apoio procure os professores do seu filho para um feedback confiável. Afinal, é com eles que seu filho passa grande parte do tempo.

A Colmeia está aqui para te ajudar a desenvolver o potencial do seu filho ao excelso. As notas dos nossos alunos aumenta em média 17% após apenas um mês de acompanhamento. Isso só é possível através de um olhar atento às dificuldades deles e com o trabalho continuado com um mesmo professor. Fazemos a seleção de todos nossos professores e eles atendem diretamente na casa de vocês, sem nenhum custo de deslocamento. Se quiser conhecer mais, acesse www.aulascolmeia.com.br!

Gostou dessa publicação? Compartilhe!

Compartilhar