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Dicas para controlar a ansiedade antes da prova

Separamos algumas dicas sobre como controlar a ansiedade antes das provas escolares, do ENEM e dos vestibulares.

         Você é daqueles que sentem um friozinho na barriga toda vez que algum teste importante está próximo? Na verdade, “sentir um friozinho” pode ser um jeito muito bondoso de definir a situação, afinal, se você é do tipo ansioso, o que você realmente sente é mais parecido com uma avalanche de sensações: o nervosismo aflora, as mãos começam a suar, o coração quase sai pela boca, os pensamentos vêm e vão em uma velocidade tão rápida que se perdem na cabeça e, tudo isso, sem citar a respiração, que entra em verdadeiro descompasso.

         Todos esses sintomas podem se dar pelo medo exagerado de alguma situação, e, no caso de uma prova, seja ela de vestibular, ENEM ou até mesmo as escolares, o medo e a pressão podem estar atrelados ao desafio que vem pela frente. Sem o devido cuidado, a ansiedade pode te colocar em uma situação paralisante e te jogar em um canto obscuro, cheio de pensamentos e dúvidas sobre situações as quais (pasmem!) você não tem nenhum controle. Veja quais desses devaneios podem alimentar o monstrinho da ansiedade:

  • “Será que eu conseguirei resolver a prova?” (Essa é clássica)
  • “E se estiver muito difícil?”
  • “E se não der tempo?”
  • “Eu não sei se me preparei de forma suficiente” (Mesmo quando você se preparou)
  • “Preciso passar nessa prova, preciso tirar nota máxima, PRE-CI-SO mostrar para a minha família que sou capaz” (Acredite: tudo o que você PRE-CI-SA nessa hora é se acalmar e manter o foco!)
  • “Eu não consigo, vou desistir” (antes de tentar?)

         Esses pensamentos lhe são familiares? Pois é, se você já deixou esse monstrinho te consumir a ponto de tirar toda a sua concentração diante de uma prova, ou tem medo de que isso aconteça, é indispensável que você tenha truques para se precaver e é justamente essas dicas que vamos te ensinar agora.

Dica 1: Prepare-se com antecedência

         Sim, essa é a primeira dica, senão regra, para você ir bem nas provas importantes da sua vida.  Se você tiver certeza que fez tudo o que estava ao seu alcance durante a preparação, não há motivos para deixar a ansiedade dominar o momento. Então, invista seu tempo nos estudos prévios, com meses de antecedência. No caso de vestibulares e exames como o ENEM, os conhecimentos necessários para a resolução das provas são acumulados durante os anos do ensino médio, por isso, revise sempre o conteúdo já estudado, assim, você se sentirá cada vez mais confiante.

Dica 2: Visualize a situação da prova

         Um exercício muito comum na meditação é a visualização das situações cotidianas de forma positiva. Esse exercício acalma a mente e a prepara para o que está por vir, fazendo com que ela fique tranquila diante da situação real. Para a sua prova, tente visualizar tudo o que fará no dia. O ambiente em que estará, a cadeira, as pessoas ao redor, a prova, a sua confiança ao fazê-la… Inclua na visualização a lembrança do quanto você se dedicou para aquele momento, imagine que você está fazendo questão por questão com muita facilidade e que tudo está saindo como o planejado.

Dica 3: Tenha uma rotina saudável durante a preparação

        Preparar-se para uma prova não envolve apenas as horas em cima dos livros. A alimentação, o lazer, os exercícios físicos e tudo que envolve a saúde e o bem-estar precisa ser levado a sério. Inclusive, nos dias anteriores, a preocupação com a alimentação precisa ser redobrada, evite qualquer alimento que você não conhece o preparo ou que possa te causar incômodo no dia da prova, pois tudo que foge do controle nessas horas é um gatilho para piorar a ansiedade.

Dica 4: Conheça o local de prova antes

         Por falar em coisas que fogem do controle, não deixe que a sua chegada até o local seja um problema. Se você for fazer a prova em um local diferente do que você estuda, tente conhecê-lo antes, vá até lá e trace o melhor percurso para o dia oficial do teste.

Dica 5: Separe a última semana para fazer revisões

         Revise sempre que possível, mas, na última semana e principalmente nos dois ou três dias anteriores, dedique-se exclusivamente a isso e aos exercícios. A hora do exame está chegando e, se você seguiu a primeira dica e se preparou com antecedência, não há nada mais a fazer a não ser relembrar o que você já sabe. Isso te deixará seguro de que realmente estudou tudo e, caso você não sinta isso, foque naquilo que você já viu previamente, porque aprender algo novo de última hora só aumentará o nervosismo.

Dica 6: Não estude na véspera, mas decida se vale a pena fazer revisões

         Há quem diga que o dia anterior deve ser reservado para o descanso e o lazer. De fato, estudar no dia que antecede a prova é uma atividade que só irá agravar a ansiedade, porém, pode ser que você sinta que está negligenciado a atividade mais importante da sua vida se não fizer absolutamente nada na véspera, o que também poderá agravar o quadro. Se esse for o seu caso, desde que com moderação, invista nas revisões um dia antes. Com calma, claro, sem muito furor. Feito isso, reserve as últimas horas do dia para o descanso.

Dica 7: Durma cedo no dia anterior

         Ter um sono de qualidade contará muitos pontos na sua prova, literalmente falando. Por isso, deite-se mais cedo que o habitual e tente dormir uma quantidade adequada (8h é o suficiente). Para fazer isso e evitar a ansiedade, tente conversar com alguém que te tranquilize antes de embarcar no sono, alguém positivo pode ouvir as suas expectativas e te dizer palavras de conforto e ânimo, o que te aliviará e bloqueará os pensamentos negativos que podem te fazer perder o sono.

Dica 8: No dia da prova, chegue com antecedência

         O dia da prova chegou e você já conheceu o local, sabe o caminho, preparou-se com antecedência, separou os documentos, a água, o lanche e até a roupa que vai usar. Então, já que tudo está organizado, saia cedo de casa. Lembre-se de que o trânsito é sempre intenso em dias atípicos como os das grandes provas.

Dica 9: Respire fundo

         O caderno de provas vai chegar à sua mesa e tudo que você precisa fazer é respirar fundo, mentalizar que está bem e preparado e que essa prova terá um final, portanto, é só uma fase, são só algumas horas que você precisa estar totalmente presente. O ideal é controlar a respiração. O exercício seguinte é ótimo para isso: coloque a mão sobre o abdômen, inspire por quatro segundos até sentir que ele se encheu, prenda o ar por quatro segundos e expire. Faça isso duas ou três vezes e sinta seu corpo relaxar e trazer de volta o equilíbrio das suas emoções.

Dica 10: Leia toda a prova com calma, faça primeiro as questões mais fáceis e deixe as difíceis para o final

         Agora que você já respirou, comece a prova. Leia com calma cada questão e deixe as mais difíceis para o final, não se apavore ou perca tempo com elas, pois o cérebro está trabalhando para se lembrar de alguns conceitos. Se a sua prova tiver redação, leia o tema assim que abrir o caderno e anote tudo que vier à mente enquanto você estiver fazendo a prova.

         Dica bônus: Faça o seu melhor, mas confie no processo. Lembre-se de que outras provas virão e que todo conhecimento acumulado sempre te ajudará no passo seguinte. Mentalize que tudo gera aprendizado, por isso, o fracasso está na ausência de tentativa.

Tenha calma e boa prova!

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