Como funciona Acompanhamento escolar Perguntas frequentes Calculadora PAS Professor Criar conta / Entrar
Blog Colmeia
Comemorando 2 anos de um sonho

 Marcos Yan, co-fundador da Colmeia

Em agosto de 2016, ainda na graduação, senti uma vontade incontrolável dentro de mim: promover uma mudança grande em como aprendemos.

image

“Para uma seleção justa, todos farão o mesmo exame: por favor, subam naquela árvore”.

A figura acima começou a chamar muito a minha atenção naquela época. Eu sempre aprendi melhor sozinho e, por esse motivo, achava as aulas extremamente desgastantes. Por quê?

Quarenta alunos, uma sala de aula, um professor e uma linha de ensino. Parece familiar? Pois é assim que você, seus pais, seus avós, seus tataravós (acho que já entendemos) foram ensinados. Uma instituição chamada escola, colégio, cursinho que têm o mesmo propósito: te fazer passar em uma prova. Claro, deve existir um critério de seleção e a prova tenta trazer equilíbrio e honrar o mérito de quem estudou mais. Quero compartilhar um pouco da minha visão sobre como devemos abordar a educação desde tenra idade.


Nascimento de uma Colmeia

Me juntei com dois colegas de graduação e fizemos um rascunho de como imaginávamos que a educação seria daqui a algumas décadas. Esse documento é o nosso roteiro para trabalhar na educação. Atualmente a Colmeia trabalha com aulas particulares na casa do aluno. Nada de inovador até agora, certo? Pelo contrário. O primeiro passo é criar uma marca que formaliza esse mercado tão coloquial que temos de aulas particulares. Uma dificuldade que percebi - dando aulas desde o começo da graduação para ganhar o dinheiro do cinema no final de semana - foi a dos pais não conseguirem encontrar professores qualificados.

A partir dessa ideia, em agosto de 2016 a Colmeia começou a ser construída. “Por que não existe um centralizador dos melhores profissionais?”. “Por que tantos alunos não conseguem aprender?”. Essas foram algumas perguntas que nos fizemos.

Entre meados de agosto e dia 12 de outubro de 2016, fizemos praticamente tudo o que era necessário: abrimos um CNPJ, o designer fez a nossa identidade visual (nosso 01, grande Caio, passava a maior parte das tardes assistindo vídeos de abelhas), construímos quatro aplicativos (1 aluno Android, 1 aluno iOS, 1 professor Android, 1 professor iOS), montamos nosso site, fechamos parceria com um sistema de pagamento, selecionamos os professores parceiros (mais de 300 cadastros na primeira semana), fizemos treinamento dos professores parceiros, UFA! 

image

Equipe Colmeia em 2017

  • 13 de outubro de 2016 fizemos nosso soft opening para avaliar a recepção do serviço por parte dos pais e alunos. O feedback inicial foi excelente, conseguimos validar nossa ideia através de dois grandes mentores  (e inclusive foram meus professores no ensino médio). No ambiente de startup chamamos esse fase de prototipação, validação de negócio, PMF, MVP.
  • 28 de março de 2017 fomos aprovados no processo de aceleração de startups da Cotidiano e recebemos um aporte de capital que possibilitou um pontapé no crescimento da empresa. Esse foi um dos grandes momentos na (ainda curta) história da Colmeia. Com o auxílio e mentoria dos mais renomados e bem-sucedidos indivíduos do mercado, conseguimos melhorar nosso produto e desenvolver especializações/competências na nossa equipe.
  • 11 de abril de 2017 já estávamos em um ritmo de crescimento muito grande e com a operação bem estruturada. Decidimos então fazer a expansão para Goiânia, que é uma cidade vizinha e com uma boa abertura na área de educação.

O ano de 2017 foi extremamente gratificante para toda a equipe da Colmeia. Foi o nosso primeiro ano oficial de operação e conseguimos ter uma boa adesão. Me recordo de fazer atendimentos nos horários mais aleatórios possíveis, saindo até de sala de cinema no sábado à noite para atender ligações de pais desesperados por ajuda. Essa é a nossa força, motivação e deleite: levar os nossos alunos à excelência escolar. Entendemos que isso só é possível através de personalização - algo que a escola comum não consegue perpetrar. 

Você provavelmente é familiarizado com “modelos prontos” de cursos e aulas, correto? As aulas de inglês do cursinho Z têm frequência semanal com duas aulas de 1h15 cada. Aqui na Colmeia fiz questão de dar complicar a nossa gestão interna e implementar a customização. É muito fácil você vender em lotes aulas para vários alunos. O difícil é fazer os alunos se apaixonarem pela sua forma de ensinar, de fazer entender e de guiar por caminhos desconhecidos - e é isso que nós fazemos.

  • 1 de agosto de 2018 marcou o início das operações da Colmeia em São Paulo (capital), formando a terceira cidade a receber os nossos serviços.
  • Outubro de 2018 foi um dos meses mais marcantes para nós, já que recebemos nosso segundo investimento através de dois investidores-anjo que acreditaram na nossa ideia.

Esse ano de 2018 permitiu um crescimento gigantesco da Colmeia nas três cidades em que operamos. SOMOS uma equipe de 10 pessoas atualmente e planejamos fazer mais contratações para poder levar a Colmeia para todo o Brasil. A satisfação de conseguir mover uma pessoa de uma situação em que ela se encontra em desespero ou desilusão consigo mesma para um nível mais alto de conhecimento e aprendizado é indescritível. Mais do que isso, criamos um novo jeito de aprender.

Escrevo este texto em novembro de 2018 e espero que, ao final do próximo ano, ainda tenha muitas histórias para contar. Deixo a vocês os mais sinceros agradecimentos por acreditarem na Colmeia e nos permitir crescer juntos.

Obrigado!

Gostou dessa publicação? Compartilhe!

Compartilhar