Solicite atendimento por WhatsApp!
Nosso
Blog
Aqui estão textos e conteúdos ligados à educação publicados por nossa equipe pedagógica e professores.
A importância de aprender inglês para a sua vida profissional

O inglês se tornou o idioma oficial do mundo corporativo e dos negócios. Ter esse conhecimento atualmente é, sem dúvidas, um requisito básico no currículo de qualquer profissional que deseja uma boa colocação no mercado de trabalho, por isso, aprender a língua é fundamental para alavancar a carreira e obter boas oportunidades, algumas delas nós te mostraremos a partir de agora.

mulher segurando um balão de fala com a imagem dos Estados Unidos

Come on!

Saber inglês aumenta as ofertas de emprego

Esse aumento não se deve apenas ao fato de que saber inglês, e principalmente ter a fluência, é uma competência muito desejada pelas empresas. As ofertas ampliam porque o profissional pode se deparar com situações mais vantajosas no mercado, como o seu aproveitamento em outras áreas, promoções, a requisição para atender empresas de outros países e para representar a sua empresa em outros lugares, as chamadas para tradução e escrita de textos, que podem ser, também, uma oportunidade para negócios, e a atração de novos clientes - no caso de profissionais freelancers.

Uma coisa é certa: quem sabe inglês tem destaque no mercado de trabalho.

Facilita a obtenção de conhecimento profissional

Como o inglês é utilizado como segunda língua por muitos países, é natural que a maior parte de conteúdo produzido no mundo seja feito nessa língua. Inclusive, a facilidade de se encontrar artigos e produções científicas de qualidade quando se sabe inglês pode mudar os rumos da vida de muitos profissionais, afinal, todo bom profissional precisa se manter atualizado na sua área de atuação, e ter várias e boas fontes de informação é primordial nesse processo.

Para termos um exemplo prático sobre isso, em 2017 a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) realizou uma pesquisa que apontava que dos 2,5 milhões de livros publicados naquele ano, 328 mil foram publicados nos EUA e 206 mil no Reino Unido, enquanto no Brasil as publicações atingiram apenas a casa dos dois dígitos: ao todo, foram 54 mil livros. Uma diferença que confirma que o acesso à pesquisa pode ser muito mais fácil quando há conhecimentos no idioma.

Abre portas para as carreiras internacionais

A oportunidade de fazer um intercâmbio, conhecer novas pessoas, ampliar o networking com gente de fora e fazer mestrado e doutorado são facilitadas em 90% quando há conhecimento e fluência da língua inglesa. É claro que isso se converte em boas oportunidades de negócios e empregos, além de permitir a liberdade de construir uma carreira fora, o que jamais pode ser descartado no mundo globalizado onde vivemos.

Salários maiores para quem é fluente em inglês

Se tudo isso ainda não te convenceu, então é hora de pensar neste dado aqui: uma pesquisa que saiu em 2017 pela revista Exame e foi realizada pela Catho, empresa de classificados de empregos, aponta que quem fala inglês fluentemente recebe mais do que quem não domina o idioma. As porcentagens de salário a mais são as seguintes:

· Gerente/diretor/presidente: 56%

· Supervisor/coordenador/líder/encarregado: 61%

· Profissional especialista/graduado: 32%

· Analista: 20%

· Profissional especialista técnico: 27%

· Assistente/auxiliar: 38%

· Operacional: 26%

· Trainee/estagiário/aprendiz: 40%

Saber disso é uma ótima motivação para treinar o inglês, mesmo quando ainda não se está inserido no mercado de trabalho.

Facilita o uso das tecnologias

Muitos dos softwares, programas, sites e diversos instrumentos de trabalho que são utilizados no dia a dia têm suas configurações em inglês. Além de revelar a importância do inglês, isso também revela que empresas do mundo inteiro já subentendem que as pessoas estão aptas a lidar com a língua inglesa nas situações cotidianas.

Nesse sentido, aprender inglês faz com que você não sinta dificuldade em executar atividades rotineiras no trabalho. Imagine como o desenvolvimento do seu trabalho pode ser prejudicado se você se perder em atividades simples, como o uso dos programas instalados no seu computador… É por esse motivo, inclusive, que algumas empresas se preocupam tanto em contratar apenas profissionais que sabem inglês.

Melhora as habilidades cognitivas

Pesquisas apontam que aprender um novo idioma pode melhorar a memória, a rapidez de leitura e pode até trazer mais racionalidade aos pensamentos, já que, segundo um estudo realizado pela Psychological Science, revista científica da Universidade de Chicago, quando tomamos uma decisão baseada em um outro idioma, nos afastamos dos fatores emocionais e negativos já enraizados na nossa língua nativa, o que torna o profissional bastante preparado para assumir riscos e decidir os melhores caminhos para cada desafio.

O inglês proporciona diferenciação profissional

Apesar de ser um conhecimento considerado básico, muitos profissionais brasileiros negligenciam o estudo da língua inglesa. Segundo uma pesquisa da Catho, já citada neste texto, apenas 3% da população brasileira fala inglês com fluência. O impacto disso é que os profissionais que apresentam conhecimento na língua conseguem se diferenciar, inclusive porque eles têm acesso à cultura de outros países, o que agrega na criatividade e nas habilidades exigidas em uma profissão.

O aprendizado é levado a sério na vida profissional

Para encerrar este artigo, nós queremos reforçar outro aspecto que vai além de tudo que já falamos aqui (que o inglês é importante porque a pessoa tem acesso a outros livros, a outras pessoas, a outras formas de pensamentos). A cultura a qual vamos nos remeter agora é a crença (a certeza, na verdade) que os contratantes têm a respeito de quem estudou inglês e é fluente no idioma.

Para eles, a ideia é simples: quem alcançou a fluência persistiu mais e tem mais conhecimentos na bagagem. Deixamos com você a reflexão final sobre o porquê aprender inglês é tão importante.

Dica da Colmeia: Nunca é tarde para começar a estudar inglês e aprimorar os conhecimentos na língua, mas se você quer se dar bem no mercado, comece o quanto antes. Como vimos aqui, saber esse idioma é vital para ter sucesso na carreira, portanto, não negligencie! Escolha os melhores métodos para aprender e aproveite os benefícios que esse conhecimento irá te proporcionar.

See you!