Solicite atendimento por WhatsApp!
Nosso
Blog
Aqui estão textos e conteúdos ligados à educação publicados por nossa equipe pedagógica e professores.
Como auxiliar meus filhos nas aulas online ?

Sem dúvidas, em tempos de pandemia, a rotina familiar foi bem alterada. Antes, os pais levantavam cedo, organizavam o café da manhã, auxiliavam os filhos com os materiais, iam até às escolas e ao final do dia, retornavam às suas casas. Hoje, os pais precisaram se adaptar juntamente com as escolas e recriaram novos mecanismos, já que as aulas passaram a ser online.

O cenário atual se assemelha ao de um filme de ficção científica, já que todos estão se refugiando em casa contra um inimigo sem solução - até então. Nesse contexto, os pais ficam muito preocupados por terem de auxiliar os filhos à nova realidade de aulas on-line, já que as escolas tiveram de usar conteúdos digitais, videoconferências, salas de aulas online, formulários e demais recursos que a modernidade dispõe. A problemática vem em seguida: Como auxiliar meus filhos nas aulas on-line? Primeiramente, entender que esse processo não será tão simples, mas que será de muito aprendizado por todos. A rotina familiar certamente foi comprometida e será necessário fazer ajustes, já que agora os responsáveis precisam dividir seu tempo de trabalho remoto com o auxílio dos filhos na área educacional.

Organizar uma agenda, calendário ou planner pode auxiliar na criação de uma nova rotina. Dividir os dias da semana e horários: manhã, tarde e noite será fundamental. Se o seu filho estuda no período matutino vale à pena permanecer com as atividades escolares nesse turno, tendo em vista que as crianças são extremamente adeptas de atitudes rotineiras. Isso também vale para o turno da tarde. Evite fazer deveres de casa à noite, tendo em vista que nesse horário o cansaço do dia inteiro possa prevalecer.

Ambiente mais organizado

Organização e preparação do ambiente

Nesse momento de aulas remotas, os pais podem auxiliar seus filhos com o gerenciamento das atividades. Para que as aulas possam funcionar adequadamente, não basta apenas ter acesso a um computador e boa internet. A preparação deve ser mais ampla e aqui disponibilizamos algumas dicas:

  • Um ambiente com uma quantidade reduzida de distrações pode ajudar a aumentar o foco. Pesquisas comprovam que quanto mais recursos e luzes artificiais em um ambiente, menor é a taxa de concentração. Entretanto, há a necessidade de se ter um ambiente iluminado adequadamente;
  • Lápis, borracha, apontador, canetas e cadernos pautados ainda são os melhores recursos. Mesmo em tempos de alta tecnologia e excelente processadores eletrônicos, a velha tríade: lápis, caderno e livros ainda funcionam de forma muito eficaz. Claro que em tempos de canetas que apagam, post it e marcadores neons, a fixação pode ocorrer de diversas formas.
  • Organização e ambiente arejado. Sim! Ter os materiais com facilidade permite que os estudos possam fluir adequadamente. Quantas vezes o seu filho inicia a aula e não sabe ao menos onde está o livro de português ou matemática? Logo, ter todo o material ao alcance e arrumado pode gerar menor dispersão e estresse no momento da aula.
  • Verifique se as cadeiras e mesas estão reguladas e ajustadas à altura e peso do estudante. Eles ficarão por horas sentados assistindo às aulas, por isso estar em um ambiente minimamente adequado, reduz dores musculares e pode prevenir tendinites e problemas provenientes da falta de ergonomia.
  • Jogos na aula? Nem pensar! Estipular metas e horários para os momentos de lazer pode reduzir o desejo dos jovens de jogar nos horários da aula. Muitos pais encaram negativamente os vídeos games e computadores, mas em uma era tão tecnológica, pode-se usar esses recursos até mesmo para o aprendizado. Jovens e crianças necessitam de um tempo livre para distrair e ter tranquilidade, esses momentos de tempo livre tranquilizam e fazem com que os estudos possam ser mais produtivos.
  • O seu lar agora é um ambiente de trabalho, para os que estão em home office, é uma sala de aula e ainda é o seu espaço de repouso, por essa razão transforme os espaços em locais saudáveis e proveitosos. Em tempos sensíveis como esses, é normal as emoções ficarem balançadas, mas use a máxima " respire e conte até 3". Em alguns casos, colocar textos motivacionais ou fragmentos de músicas em certos espaços estratégicos pode ajudar nos momentos de maior tensão.
Fórmula de sucesso. Ela existe?

Não há fórmula mágica para o estudo eficaz, mas há meios que podem ser usados para gerar maior engajamento, motivação e diversão. Ensinar aos filhos o quanto estudar pode ser divertido e prazeroso gera impactos positivos. Estudar não deve ser encarado como mera obrigação estudantil, mas também como um momento de se socializar, aprender e desenvolver potencialidades. Sabe aquela lição de matemática que parece impossível?

Então, tente fazê-la com seu filho, veja vídeos em plataformas de ensino gratuitas, use e abuse de conteúdos apresentados nos inúmeros sites educacionais. Se mesmo assim ainda não tiverem alcançado o resultado almejado, procure um profissional que possa auxiliar nesse processo. A Colmeia conta com uma equipe de professores que são rigorosamente selecionados e capacitados para ajudar seu filho com as demandas escolares.

Contamos com uma plataforma que permite o envio e compartilhamento de telas. O atendimento, atenção e exclusividade com os educandos são as mesmas de uma aula presencial, mas com a segurança que as aulas on-line proporcionam.